logo
barraCinza
barraBranca

Rumo certo - Fernando de Noronha

 

Por Themis Pereira de Souza Vianna / fotos:Chico Bala

 

Visitamos um patrimônio brasileiro digno de ser admirado por sua beleza rara e suas qualidades únicas. O Arquipélago de Fernando de Noronha é uma obra de arte da natureza que o homem sabiamente vem conseguindo preservar. A exuberância natural preservada para muitas e muitas gerações. Situado em Pernambuco, é formado por ilhas e ilhotas e reserva aos visitantes passeios inesquecíveis, em meio à fauna e à flora locais, praias de águas cristalinas e bons restaurantes.

 

 

Naturalmente exuberante, Fernando de Noronha é um dos destinos mais cobiçados do Brasil. O pequeno e distante pedaço de terra reúne algumas das mais belas praias do país.

 

A história de Fernando de Noronha se confunde com a própria trajetória do Brasil. Embora existam várias versões sobre o descobrimento do arquipélago, teoricamente a tese oficial é que foi descoberto em 1593 por Américo Vespúcio. Posteriormente foi invadido por ingleses, franceses e holandeses, até ser ocupado definitivamente, em 1737, por portugueses, que construíram o Forte da Nossa Senhora dos Remédios, um dos mais preservados até hoje. Uma sugestão para começar a viagem é justamente fazendo uma caminhada pela Vila dos remédios, que, além do Forte, reúne outras construções históricas, como o Palácio São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o antigo casario.

 

Se atualmente Fernando de Noronha é um destino desejado, por muito tempo foi sinônimo de um lugar a ser evitado; afinal, abrigou por cerca de 200 anos um presídio, desativado em 1942. As autoridades temiam a fuga de prisioneiros em embarcações improvisadas e ordenaram a destruição quase completa das árvores da ilha. Por isso, fugir do sol ali não é das tarefas mais fáceis, visto que somente alguns locais da ilha, como a Ponta da Sapata, o Mirante do Sancho e a Baía dos Golfinhos, conservam exemplares da vegetação original do arquipélago.

 

 

Depois de percorrer os caminhos históricos, a melhor forma de terminar o passeio é com um bom banho de mar nas praias do Mar de Dentro, mais próximas da Vila dos Remédios. Caminhando pela Praia do Cachorro, passando pela Praia do Meio, chega-se a Conceição, uma das mais badaladas. Com águas absolutamente claras, em tempos de águas calmas, é perfeita para aquele mergulho.

 

 

Quem já esteve lá não vê a hora de voltar. Ele sempre nos recebe de braços abertos.

 

 

 

 

institucional anuncie contato