logo
barraCinza
barraBranca

Dia dos veteranos nos Estados Unidos

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

Dia dos Veteranos nos Estados Unidos

Eisenhower, que fora o principal comandante dos Aliados nos desembarques do Dia D, incentivou o 11 de novembro para homenagear os veteranos americanos, especialmente, os combatentes na Segunda Guerra Mundial.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, observa em seu site: "Onze de novembro é o Dia dos Veteranos de Guerra nos Estados Unidos, e desfiles, cerimônias e homenagens aos veteranos e suas famílias são planejados em todo o país para honrar aqueles que serviram, e atualmente servem, no exército dos EUA.

Com o objetivo de prestar homenagem aos 16 milhões de americanos que lutaram na Segunda Guerra Mundial (incluindo 407 mil que morreram) e outros que serviram o país em qualquer de suas guerras, o Congresso e o presidente Dwight Eisenhower em 1954 redesignaram o feriado de 11 de novembro como o “Dia dos Veteranos de Guerra”. “Vamos reconsagrar-nos à tarefa de promover uma paz duradoura para que seus esforços não tenham sido em vão”, Eisenhower escreveu em sua primeira proclamação no Dia dos Veteranos de Guerra.

Em 2004, os veteranos idosos, mas orgulhosos, estavam presentes na inauguração do memorial da Segunda Guerra Mundial na esplanada National Mall de Washington, entre o Memorial Lincoln e o Monumento de Washington", segundo o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

De certa forma, estamos orgulhosos, por participar indiretamente destas distinções. Tivemos o privilégio de fotografar alguns dos veteranos, presentes na Normandia, França, durante as comemorações dos 70 anos do Dia D. Muitos deles podem ser vistos nas páginas de nosso livro que será lançado na Feira do Livro, em Porto Alegre. 

Veteranos do Dia D durante a comemoração dos 70 anos do desembarque dos Aliados. Fotos EXCLUSIVE Brasil Mundodo: André Soares. 

 

guerra - Homenagens

institucional anuncie contato