logo
barraCinza
barraBranca

Carmem Miranda que contagiava de alegria os carnavais

Carmem Miranda que contagiava de alegria os carnavais

 

 

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

Embora de uma forma muito atemporal, sou uma grande fã de Carmem Miranda.  A música Taí (Pra Você Gostar de Mim), mais conhecida por "Taí", foi seu primeiro grande sucesso de carnaval. Esta canção escrita especialmente para ela cantar e interpretar, cunhou no Brasil a imagem do carnaval alegre. A música varreu décadas e, para muitos, o carnaval não é carnaval se em algum lugar, em alguma parte não se ouvir a voz de Carmem Miranda cantando "Taí".   

Isso levou Marília Pêra a fazer uma das biografia mais sintéticas dessa artista: "Carmem Miranda para mim é a pessoa mais alegre, mais feliz que eu já vi. Linda, estilistas, colorida, bailarina, cantora deslumbrante, muito afina..."

Carmem Miranda além de conquistar o público brasileiro, conquistou o público norte-americano, tornando-se um ícone das massas. Nos Estados Unidos ganhou espaço nos palcos e no cinema, chegando, inclusive a cantar na Casa Branca para o presidente Franklin Roosevelt.

Mas, por quê sou fã de Carmem Miranda? Por causa da sua essência. A essência da chamada "pequena notável" é a alegria, essa emoção  positiva e agradável para qualquer um que a observe, caracteriza-se pela manifestação de um estado interior intenso, vivo, aberto, positivo, animador e contagioso.

A alegria contagia. A alegria conecta as pessoas. Uma pessoa alegre num palco provoca no público conexões em reação. Forma uma cadeia de picos de satisfação. Foi isso que Carmem Miranda fazia com o público e imprimiu no carnaval brasileiro a imagem da alegria. Esse carnaval que há décadas empolgou os turistas do mundo inteiro.

Pena que ela morreu jovem, aos 46 anos, em 1955. Mas sua imagem se perpetuou no mundo artístico, principalmente para a cultura do carnaval.   Para mim ela é uma das imagens mais saudáveis e alegres do carnaval. Por isso, concordo com os que afirmam, que o carnaval só é carnaval, quando os desfiles levam ao público aquela alegria que Carmem Miranda mostrava nos palcos e nos blocos onde desfilava. 

Carnaval

institucional anuncie contato