logo
barraCinza
barraBranca

Themis faz palestras sobre o seu livro

Por Lauro Patzer

 

Themis Pereira de Souza Vianna, autora do livro Dia D, Relato de Viagens, História e Opinião, está fazendo palestras sobre a sua obra. Seu público alvo é abrangente. Cada público é atendido com uma abordagem específica. Nesse particular, o livro é bastante interessante ao estudante de Segundo Grau para a sua disciplina de História. Mas vai além, ele mostra a importância do cultivo da memória histórica. Precisamos saber o que aconteceu em determinado lugar e o que esse conhecimento nos tem a ensinar.   

A apresentação do livro é de altíssimo padrão: capa dura debruada; papel couché (um papel offset recoberto com um revestimento composto por carbono de cálcio, caulin, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixa-lo mais liso e absorvendo menos tinta para reproduzir fotografias em alto padrão). As fotos são de excelente resolução, clicadas pelo fotógrafo André Soares, durante o percurso dos 80 quilômetros das praias de desembarque do Dia D em duas viagens pela França.

O texto  é leve, claro e envolvente. Ele mescla a história com a geografia. Nesse particular, o livro inclui uma crônica com profunda reflexão sobre o mistério da morte prematura em uma guerra, onde jovens de 18 anos morreram aos milhares.

Themis, em suas palestras aborda o tripé: história, viagem e reflexão opinativa sobre o que foi o Dia D, fartamente reproduzido em documentários e filmes, entre eles, O Resgate do Soldado Ryan.

Tanto a palestra da Themis quanto a aquisição do livro são dois bons complementos para quem gosta de história e viagens. 

 

 

Themis Pereira de Souza Vianna

institucional anuncie contato