logo
barraCinza
barraBranca

Sebastião Salgado

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

Sebastião Salgado é um nome internacional na fotografia. Natural do interior de Minas Gerais, Brasil, mas reside, hoje, em Paris. Encarregado pela Magnum de uma série de fotos sobre os primeiros 100 dias de governo de Ronald Reagan, "Salgado documentou o atentado a tiros cometido por John Hinckley, Jr. contra o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan no dia 30 de março de 1981, em Washington. A venda das fotos para jornais de todo o mundo permitiu ao brasileiro financiar seu primeiro projeto pessoal: uma viagem à África". Naquele continente penetrou na miséria humana e a documentou com fotos chocantes. Seu trabalho chamou a atenção de muitos movimentos humanitários. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, "As Imagens da Amazônia" Em 2002 recebeu o convite para participar do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, onde palestrou.

Themis Pereira de Souza entre Sebastião Salgado e sua esposa

Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente em Paris, ao entregar-lhe em mãos a minha monografia de conclusão de curso, na qual analisou Êxodos, obra do fotógrafo, como tema do trabalho.

Consegui o encontro graças a muita persistência, pois desde os 19 anos tive admiração pelo seu talento e, finalmente, tudo deu certo.  

    A preocupação com o planeta: a degradação das águas

 

     A burka como tema de polêmica cultural sobre a situação das mulheres

                                                          

                                                          Uma de suas publicações

Fotografia - Miséria - Sebastião Salgado

institucional anuncie contato