logo
barraCinza
barraBranca

Neuer, líbero e goleiro-linha da Alemanha?

Por Lauro Patzer

 

Brasil e Alemanha é assunto para o início da semana. Sem o Neymar Felipão terá que montar uma estratégia para furar a defesa alemã, onde o ponto alto é o goleiro Neuer.

No futebol há duas funções básicas: fazer o gol para a equipe e impedi-lo ao adversário. Neuer é destaque neste mundial tanto pelas defesas quanto pela sua maneira de jogar. Boa parte da imprensa o chama de goleiro-líbero por jogar também com os pés e por se posicionar maior parte do tempo na meia-lua da grande área para fazer lançamentos.

Quem é Neuer?

Nasceu em Gelsenkirchen, Alemanha, em 1986. Por mais de 10 anos atuou na categoria de base do Schalke 04. Aos vinte anos é titular. Suas grandes defesas e a sua maneira de se posicionar chamou atenção dos grandes clubes.

Em 1 de junho de 2011, após muitas especulações, foi oficializada a contratação de Neuer pelo Bayern de Munique. No novo clube superou Oliver Kahn, batendo um recorde de 1080 minutos sem sofrer gol. Sua estreia pela seleção principal ocorreu em 2 de junho de 2009, contra os Emirados Árabes. Jogou todas as partidas da Copa do Mundo na África, em 2010. Em 2013 foi eleito pela FIFA como o melhor goleiro do mundo. Pelo Bayern de Munique é campeão da Super Copa da Alemanha, Super Copa da UEFA e campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Dos maiores prêmios individuais, ganhou 11.

O sonho do tetracampeonato da Alemanha passa muito pelas suas mãos e também pelos pés do grandalhão de 1,93m, que para alguns vale por dois jogadores: como goleiro e como líbero. Mas para chegar lá não poderá cometer erros e terá que enfrentar outro adversário além dos 11 brasileiros em campo:  a grande torcida adversária nesta terça-feira. 

Copa do Mundo - Futebol - goleiro - Manuel Neuer - Seleção da Alemanha

institucional anuncie contato