logo
barraCinza
barraBranca

A França que me fascina

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

Cada pessoa se apaixona por algum lugar. Eu tenho uma paixão confessa pela Europa. É um continente lindo que enfatiza o trabalho, a ordem, a limpeza, enfim, a civilidade. Entre os países europeus começo citando a Holanda. Tenho uma afinidade pessoal aos holandeses. O nome da revista Exclusive BM nasceu lá. Mas há outros países importantes.  Residi por algum tempo na Inglaterra. Gostei! A realeza como instituição é para mim um dos maiores patrimônios daquela nação. Mas quero destacar a França. Há algo nela que me fascina. Começo pela cidade de Paris. Ela é um cenário que retrata todas as épocas. A cidade tem uma variedade enorme de palácios, parques, igrejas e monumentos. A beleza da avenida Champs-Elysées é considerada por muitos como a vitrine parisiense, e possivelmente da França. Ao longo da avenida ficam as lojas das mais famosas marcas do país e do mundo: desde showrooms de montadoras, como a Renault, à maior loja da Louis Vuitton. Nela ficam também os melhores hotéis, restaurantes e boates. Para conhecer Paris é preciso muitos dias ou semanas. A torre de Eiffel, o museu do Louvre, o arco do Triunfo, a catedral Notre Dame, a praça Concórdia, o palácio da Assembleia Nacional são pontos obrigatórios.

Paris é uma verdadeira galeria histórica a céu aberto. E foi em Paris que conheci o brasileiro Sebastião Salgado. Conheci também o ator americano, Whody Allen. Conheci Joel Bardeau, o artista que manipula fotografias, pinta, cria formas, revela estados de espírito. O primeiro foi tema para meu livro, que analisa a sua obra Êxodos. Os dois seguintes, renderam-me entrevistas e matéria para a revista Exclusive Brasil Mundo.

Adoro a filosofia de vida do francês. Seu lema é viver o presente. Seus hábitos a mesa são o queijo e o vinho. Claro, há variações regionais. Os moradores do vale do Rio Loire, por exemplo, são conhecidos pelos delicados pratos de peixe de água doce e pelos vinhos brancos. Adoro o trejeito do francês de não se cansar de brindar. Parece viver para segurar uma taça de vinho. Seu brinde é à vida. Ao momento.

Recentemente tive outra experiência com a França. Fui com a minha equipe da Exclusive BM à Normandia para participar das comemorações do desembarque das tropas aliadas. Esta região foi local das maiores batalhas aeronavais de todos os tempos. Trouxemos muitas fotos, muitos registros e entrevistas. Aliás, a França foi também a paixão de Assis Chateaubriand. A marca desta paixão está na Paraíba, ao batizar uma cidadezinha com o nome de Bayeux. Lembro também que o escultor francês Paul Landowski deixou-nos a marca daquela nação por executar os braços e o rosto da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Sobre a afinidade Brasil e França, uma pesquisa mostra que 82 por cento dos brasileiros declararam gostar muito daquele país. Faço parte desse percentual.

 

 

 

 

 

 

 

                        

 

                  

 

Exclusive Brasil Mundo - França - Paris - Themis ...

institucional anuncie contato