logo
barraCinza
barraBranca

A Garota mais Cantada do Mundo

Por Ranieri Maia Rizza

 

O nome dela é Heloisa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro, mas é conhecida como  Helô Pinheiro e mundialmente como a Garota de Ipanema, a musa de Vinícius de Moraes e Tom Jobim para a canção lançada há 50 anos e que projetou a tão festejada Bossa Nova no mercado internacional. E números não pesam para Helô, que continua tendo, aos 67 anos, a beleza que fascinou os dois grandes mestres ao a verem adolescente caminhando no famoso bairro carioca. Desde então, Garota de Ipanema passou a ser cantada pelas vozes mais talentosas, do brasileiro Pery Ribeiro, o primeiro a gravá-la, a Frank Sinatra. Amy Winehouse também deixou a sua versão tão característica.

 

Helô casou cedo e foi morar com o marido, o empresário Fernando Pinheiro, em São Paulo, onde teve os filhos Kiki, Georgeane, Ticiane e Fernando, mas declara seu amor pela cidade maravilhosa até hoje.  Com Ticiane apresenta atualmente o programa Ser Mulher, no canal Bem Simples, e também comanda a atração De Cara com a Maturidade, na Band. Ainda possui a marca Garota de Ipanema, que detém os direitos do concurso, grife e lojas no Rio e São Paulo. Helô conversou com Exclusive sobre essa trajetória.

 

EXCLUSIVE Brasil Mundo - Como é ser a musa da canção que divulgou o Rio de Janeiro e, consequentemente, o Brasil para o resto do mundo?

Helô Pinheiro – Ter sido a musa dessa música tão maravilhosa, posso considerar um prêmio. Ou mesmo uma sorte do momento. Estar no lugar certo e na hora certa. Quanto a representar o Rio de Janeiro me dá muita honra. Me sinto lisonjeada, pois foi lá que tudo aconteceu e onde estão as minhas raízes. Por motivos de trabalho do meu marido, mudei para São Paulo, cidade que também adoro, e o que era para ser por três anos durou até hoje. Tenho o coração dividido entre as duas grandes cidades brasileiras. O amor pelo Rio é eterno!

 

EBM – A canção sempre teve uma aura muito elegante e esteve nas vozes mais conceituadas. Qual dessas versões você elege como a melhor?

Helô – A música traz a assinatura da dupla mais sensacional da Bossa Nova, o Tom Jobim e o Vinícius de Moraes. Sua letra, sonoridade, o conceito que veio junto estão associados não só ao charme e à elegância de Ipanema, do Rio, de uma época, mas também ao romantismo, à boêmia e aos grandes compositores que, entre um gole e outro, se inspiram em pessoas que lhes fazem suspirar. Quanto a quem melhor cantou, tenho preferência, além do Vinícius e do Tom, pelo Pery Ribeiro e Frank Sinatra.

 

EBM – E a cantada pela Amy Winehouse?

Helô – Escutei e amei. Ela tinha um potencial de voz admirável e colocou o seu jeito próprio de cantar, o que fez o balanço ainda ficar mais lindo e cheio de graça. À maneira muito própria dela.

 

EBM – E como está a nova edição do concurso Garota de Ipanema?

Helô – O concurso está sendo projetado e será realizado na praia do Arpoador e creio que será incrível, com o desfile e shows. A nova eleita irá representar o título nas comemorações dos 50 anos da  música. Tudo isso me deixa muito feliz e ainda com mais garra para cuidar da minha vida pessoal, dos meus filhos, marido, os netos lindos, dos meus negócios, das apresentações, viagens. E o carinho que recebo do público, dos fãs, é que me dá essa força e alegria.

 

institucional anuncie contato