logo
barraCinza
barraBranca

Themis fala sobre seus livros

 

Themis Pereira de Souza Vianna viajou para Palmeira das Missões com a finalidade de compor o quadro de escritores especialmente convidados para a Feira do Livro de 2017.

 

 

 

Sobre a Feira do Livro de Palmeira das Missões

 

Na edição 2017, a Feira do Livro acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, na Praça Nassib Nassif e na rua Major Novais. O momento cultural importante é a participação dos escritores convidados, que também estarão autografando os seus livros. Eles farão um bate-papo informal com o público presente e contarão as suas experiências de redigir livros, editá-los e distribuí-los ao mercado. 

O campus da UFSM Palmeira das Missões estará presente durante todo o evento, bem como da URI Frederico Westphalen, servidores da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal.

Na praça de alimentação, o público contará com food trucks variados. Todas as noites, haverá projeção de documentários e curtas-metragens. Na venda de livros, a Feira contará com livrarias as livrarias locais.

 

Autores participantes:

 

Adriana Borella Pessoa

Antonio Leo Rodrigues

Danilo André Gregory (Bombom)

Gabriela Schaurich

Hilda Camara

José Henrique Alves de Castilhos

Lenir Santos Schettert

Marcelo Milani

Milene Barazzetti

Rogério Coelho

Rudimar Santos

Themis Pereira de Souza Vianna

 

Sobre Themis Pereira de Souza

Arquivo: Themis na noite de autógrafos do livro sobre o Dia D.

Themis na Normandia, França, Cemitério de Guerra Canadense (onde estão enterrados os soldados canadenses mortos no Dia D). Foto 2015. André Soares. 

 

Themis Pereira de Souza Vianna tem tudo para se orgulhar de sua vida em investimento cultural e humanitário. É o que será apresentado ao leitor na sinopse que segue.           

A escritora e jornalista é formada pela UNIJUI-RS, pós-graduada em Expressão Gráfica pela PUCRS-RS em 2007. Foi colunista do jornal Tribuna da Produção, em Palmeira das Missões de 1999 a 2006. Em 2012 fundou a empresa EXCLUSIVE Brasil Mundo, quando lançou também a primeira edição da revista com o mesmo nome. O evento de lançamento aconteceu no Hotel Saint Andrews (o único exclusive house do Brasil e membro da seleta chancela de hotéis Relais & Chateaux), lançado a um público exclusivo e sofisticado na cidade de Gramado, considerada a Capital do Cinema Brasileiro. A segunda edição ocorreu no Copacabana Palace,  Rio de Janeiro; a terceira, no camarote do governo na Marquês de Sapucaí, durante o Canarval, Rio de Janeiro; a quarta, na Casa NTX, em Porto Alegre; a quinta, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense e, a partir daí, cessa a periodicidade das edições para edições sazonais de temas específicos.

Em 21 de novembro de 2002 participou do 3º Festicom, conquistando o primeiro lugar na modalidade documentário em foto. Em 07 de julho de 2012 palestrou na Feira Internacional de Paraty, sobre a Obra e Fotografia de Sebastião Salgado. É autora do livro "A Fotografia de Sebastião Salgado: com ênfase na exclusão social registrada na obra de Êxodus". Foi conhecê-lo pessoalmente em Paris. Em 31 de março de 2015, a escola João Belchior Marques Goulart, de Porto Alegre, convidou a autora para palestrar sobre os projetos ecológicos de Sebastião Salgado para o projeto ECO-ESCOLA.   

Um segundo livro chegou ao público, este, uma obra biográfica sobre o estadista e político Hermes Pereira de Souza (deputado constituinte, deputado federal e promotor de justiça), lançado na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre em 16 de novembro de 2014. Em junho de 2014, viajou com a sua equipe à França para participar do 70º Aniversário do Dia D, comemorado na Europa com a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Rainha Elisabeth II da Inglaterra e outros 17 chefes de Estado de várias nações. Tudo para fundamentar o terceiro livro, este sobre o Dia D. Em 2015, repetiu a mesma viagem, acrescentando, porém, mais lugares a observar na Normandia, todos voltados ao interesse do livro.

Em decorrência da repercussão do livro biográfico sobre o estadista Hermes Pereira de Souza Vianna (avô da autora), a Câmara de Vereadores de São Borja, RS,  no dia 21 de maio de 2015, foi homenageada com uma Menção Honrosa, que  colocou o biografado na galeria de homens públicos nascidos naquela cidade. Ainda em 2015, graças à repercussão do livro, o nome de seu avô Hermes Pereira de Souza foi agraciado para o nome uma rua naquela cidade.

A autora tem novos projetos, um deles é o novo livro que explora as águas do Guaiba que banham Porto Alegre.

 

 

 

Feira do Livro

institucional anuncie contato