logo
barraCinza
barraBranca

Themis na Feira do Livro de Palmeira das Missões

 

THEMIS NA FEIRA DO LIVRO EM PALMEIRA DAS MISSÕES

Contagem regressiva ao dia 1° de dezembro

 

Por Lauro Patzer

 

Palestra de Themis Pereira de Souza Vianna na Feira do Livro em Palmeira das Missões, dia 2 de dezembro, na Praça Nassib Nassif e na rua Major Novais,  sobre o processo de escrita, literatura e a sua experiência como escritora, editora de revistas e autora de livros

A escritora disporá consigo as suas obras e as autografará aos interessados.

Lembrando que o evento tem a finalidade de aproximar escritores e oferecer à comunidade palmeirense e regional o acesso à literatura e o incentivo da leitura. 

 

Themis Pereira de Souza Vianna é jornalista, escritora, palestrante e diretora executiva da EXCLUSIVE Brasil Mundo. Editou revistas e publicou três livros voltados ao público de História. O primeiro livro foi sobre Sebastião Salgado. O segundo, uma biografia sobre Hermes Pereira de Souza, o seu avô, que foi promotor de justiça em Palmeira das Missões, deputado estadual constituinte, depois deputado federal por três legislaturas. Já a publicação mais recente, sua magnum opus até o momento, é o livro DIA D: relatos de viagem, história e opinião. Fruto de um desafio corajoso ao tema pautado por dezenas de grandes escritores e historiadores como Stephen Ambrose, Antony Beevor, Max Hastings, Ronald Heifermann, David Shermer, R.A.C. Parker e tantos outros ícones. Um desafio efetivado com várias viagens à França, conhecendo a Normandia e as praias do desembarque das tropas aliadas no Dia D. Sem dúvida, um ato que credencia o livro entre as grandes obras do gênero.

A autora com o livro sobre o Dia D e, em outro momento, palestrando em Parati.

 

Themis tem bons motivos para viajar a Palmeira das Missões e palestrar na Feira do Livro, edição 2017. Ela foi residente palmeirense durante alguns anos. Mas há uma raiz histórica bem mais profunda que a vincula ao local. Seu avô, Hermes Pereira de Souza, iniciou aí a sua carreira como promotor de justiça, nomeado em 18 de abril de 1935. Nesse período o coronel José Pedro Rodrigues, exercia o cargo de prefeito municipal. O jovem promotor, em pouco tempo, firmou-se profissionalmente. Fez amizades e conquistou a comunidade. Tornou-se amigo de ilustres personalidades locais como Nassib Nassif e Pompílio Gomes Sobrinho. Ambos foram prefeitos mais tarde. E, num degrau mais alto, conheceu a jovem palmeirense, Célia Vargas, e fez dela a sua esposa e companheira pelo resto de sua vida. A memória de Hermes Pereira de Souza continua na cidade. Em 7 de janeiro de 1977, ela foi edificada com o nome de uma praça, localizada no entroncamento da Av. Independência com a rua Pinheiro Machado, durante a administração do prefeito Pompílio Gomes Sobrinho. Na mesma praça, no dia 4 de janeiro de 1991, foi inaugurado um busto seu, obra do escultor Sergio Coirolo. 

 

Praça Hermes Pereira de Souza, vista na Rua Pinheiro Machado. 

Praça Hermes Pereira de Souza, vista da Av. Independência, Palmeira das Missões, RS. 

Dona Célia, esposa de Hermes, descerrando a fita de inauguração da praça em 7 de janeiro de 1977.

 

Feira do Livro

institucional anuncie contato