logo
barraCinza
barraBranca

A arte de partir

A arte de partir

 

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

 

Não sou de desistir. Desistir significa jogar a toalha. Desistir significa parar de lutar. Mas isso são afirmações. São frases. Frases são interessantes para fazer literatura. Para fazer a letra de uma música. Para legendar um outdoor.   

A vida, porém, não é literatura. Nem prosa. Nem poesia. A vida é um andamento sequencial, que, muitas vezes, não fecha exatamente com aquilo o que afirmamos, com aquilo o que gostamos ou com aquilo o que queremos.

Por quê?

Porque nenhum de nós é uma máquina, ou um computador que obedece uma lógica consequente infinita. Somos humanos sujeitos a imprevistos. Sujeitos a mudanças. Mudança de opinião, de gosto, de sentimento e de lugar.

Isso acontece porque cada pessoa é um universo distinto. Dois, três, quatro ou muitos seres humanos jamais reagem da mesma forma diante do mesmo estímulo. Aí entra uma parte da letra de uma música de Bob Marley:

“Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer”.

Será que eu vou desistir de lutar pelas pessoas amigas? Será que eu vou desistir de lutar por minhas filhas? Será que vou desistir de lutar pelo meu trabalho, por meus livros?

Afirmei que não sou de desistir. Aliás, esta é minha característica. Mas por ser uma característica minha, não significa que eu esteja impedida de dar um stop. O stop se dá quando a situação pessoal se torna intolerável, insustentável, indesejável, prejudicial e mórbida.

O stop é um corte escarpado. Abrupto. Conclusivo. Um basta. Um ponto final.

O stop é um ato redentor. É um ato de libertação. É a arte de partir com a certeza da tomada de uma decisão certa. Decisão para um novo lugar, para uma nova vida.

Mas a arte de partir se torna bela quando continuamos a amar, da mesma maneira, os nossos queridos.

Nos os levamos no coração.

Sem dúvida, o coração é o espaço mais bonito para elas, as minhas filhas. 

  

partir

institucional anuncie contato