logo
barraCinza
barraBranca

Veleiros do Sul - Que me fala ao coração e à fantasia

O Veleiros do Sul

Que me fala direto ao coração e à fantasia

 

Por Themis Pereira de Souza Vianna

 

Todos nós temos um número de instituições com as quais nos identificamos e amamos. No meu caso, uma delas se chama Veleiros do Sul. Tenho vários motivos que justificam essa inclinação. Um deles é a amizade que cultivo no seu meio. Muitos amigos. Gente boa. Outro, a estrutura do clube volta-se diretamente às minhas aspirações náuticas. As dez divisões de categorias ou flotilhas: Nacra 17, J/24, Oceano, 470 420, Hobie Cat 16, Snipe, Soling, Laser e Optimist, mostram um componente de navegação bem completo para todas as faixas etárias e interesses esportivos. Mas, um terceiro elemento motivador é a inserção da Camila, minha filha, na flotilha de divisão 420 (é uma classe internacional de embarcação à vela desenhada por Christian Mayry em 1960, cumprimento 4,20m). A classe começou oficialmente no Veleiros em 2004. O clube conta com cinco tripulações nessa categoria e, três delas, são femininas.

Devo dizer que o treinamento da Camila é altamente saudável para ela em vários sentidos: disciplina, conhecimento da natureza, conhecimento do tempo em suas variações meteorológicas e como isso afeta às aguas. Além disso, um aprimoramento físico, necessário para velejar. Com certeza, deve-se isso ao empenho e bom trabalho do técnico Ricardo Paranhos.

Gostei também do vídeo da instituição, gravado para mostrar três duplas de meninas apaixonadas pela navegação. São elas, Vitória e Martina; Camila e Manuella; Joana e Letícia.

Alegria e descontração das duplinhas velejadoras. 

Ricardo Paranhos, Técnico

 

No vídeo, a Camila confessa que começou a navegar por diversão em outra categoria. Aos poucos, começou a gostar. “Senti, que a experiência me fazia sentir bem e senti que a navegação ficou para mim algo mais sério”. Dando a entender, de um começo como diversão passou a algo maior. “Já penso em campeonatos e, quem sabe, passar ao 470. Estou dando o melhor de mim, sempre tentando melhorar”, declarou.

A sua parceira, Manuella, disse na entrevista no vídeo: “Eu estou no Veleiros desde que nasci. Sou de uma família apaixonada por barcos. Velejo com o meu pai e o meu avô, desde pequena. Hoje sou timoneira no 420 e meu objetivo é evoluir e chegar o mais longe possível”.

​Camila e Manuela

Manuella e Camila velejando classe 420 no Guaíba.

Nas proximidades do farol, próximo ao encontro do Guaíba e Lagoa dos Patos

 

Como mãe, agrada-me o aprendizado da Camila e constato o quanto isso está fazendo bem à ela e como isso bate o seu coração e pulsa a sua alma. Fico muito feliz pela parceria da Camila com a Manuella. Ambas têm bastante sintonia. São companheiras e amigas. Isso é muito importante. 

Constato algo muito positivo entre essas três duplas. Há uma parceria autêntica. Uma se preocupa com a outra. Todas são muitas solidárias entre si. 

Camila, Joana, Manuella, Letícia, Martina e Vitória

 

Digo mais uma vez, tenho na mais alta conta a estrutura do Veleiros do Sul, tanto na parte social quanto na parte esportiva. A sua história é bonita e bastante pioneira, desde quando o empresário Leopoldo Geyer foi adquirir um terreno na rua Frederico Mentz, onde o grupo de velejadores pudesse dispor de um porto e de uma sede. E, em 1934, aconteceu a inauguração de sua primeira sede. Hoje, está localizado numa área de aproximadamente 18 hectares na baía do Cristal, no lago Guaíba, em Porto Alegre. Conta com uma estrutura de piscinas, restaurante internacional, quadra poliesportiva, três trapiches, três rampas, escola de vela, dois guindastes: um para 18 toneladas outro para três toneladas, duas piscinas, 10 barcos de apoio, além de outros itens, um belíssimo bosque. 

Como afirmei antes, o Veleiros do Sul me fala direto ao coração e à fantasia. É um verdadeiro cartão postal. E eu o elegi como uma extensão da minha casa. Ele é  um lugar agradável onde posso passar boas horas, descansando e imergindo em devaneios nos horizontes do Guaíba.  

barco à vela - Classe 420 - Veleiros do Sul

institucional anuncie contato